Industrial2

Sou fascinada por tendências. Até mesmo quando elas identificam o fim das tendências, assunto que já abordamos aqui. Não porque tenho interesse em seguir o que está na última moda. É um equívoco muito comum achar que as tendências ditam modismos. Na realidade, o que os estudos sobre tendências apontam são direções de comportamentos e gostos que já estão latentes em nós. Elas não criam nada. Apenas identificam o que está por vir! Moda é presente e passado. Tendência é futuro!

concreto

Já reparou que os conceitos pré-concebidos estão desaparecendo, que deixamos de nos identificar com estilos rígidos, que não queremos mais ser rotulados de clássicos, modernistas, minimalistas ou seja lá o que for? Isso pressupõe que, depois de uma era de consumismo exacerbado, amadurecemos, não somos mais uma página em branco que o mercado pode imprimir qualquer coisa. Amadurecer significa saber quem somos e o que queremos para nós e para o planeta. Isso é uma tendência. Sinais de mudanças comportamentais.

diamond-yellow-pink_ampliacion

Podemos dividir as tendências em duas categorias: as megatendências, que vieram para ficar por um longo tempo e, por isso, são mais consistentes, e as tendências da hora, que podem perceber  nossos desejos para o momento próximo, portanto, pontuais. Entre as megatendências, estão também a sustentabilidade, simplicidade, o uso das cores, as releituras de móveis antigos, a importância que a casa vem assumindo na vida das pessoas etc.

escandinava

A cor do ano, por exemplo, identificada por vários institutos de pesquisa é uma tendência imediata. Significa apenas que neste período (o próximo ano) é ela que traduz melhor nossos anseios.

estiloindustrial8

Mas, como a gente não muda a decoração como troca de roupa, não significa que a a cada ano mudaremos as cores da nossa casa. Significa apenas que no próximo ano, muitas pessoas podem vir a se identificar com uma determinada cor porque ela é ao mesmo tempo extravagante e séria, dinâmica e suave, cai bem tanto numa parede principal quanto em pequenos toques. Nada além.

hipster26

Os estudos identificaram novas possibilidades dentro daquilo que eu já somos.

hipsters18

A holandesa Lidewij Edelkoort, considerada uma futuróloga das tendências, afirma que o período que começamos a viver deixará para trás idéias pré-concebidas e avançará no sentido de uma fusão universal entre o velho e o novo, o divertido e o sóbrio, e todos os outros rótulos que já mencionamos. Reparem que em nossas casas e nos novos projetos de decoração que, digamos, já amadureceram, há sempre uma  mistura de estilos: rústico e elegante, clássico e contemporâneo, design ultra moderno com móveis e objetos antigos, vontade de ficar mais perto da natureza e por aí vai.

Retro10

Tudo isso traduz nossos anseios de liberdade. O que mais alguém que já amadureceu pode querer para o seu refúgio?

prestocomcor

Retrospectiva2013b

EstiloIndustrial3

estiloindustrial10

harmonia3

Preto3

Hoje a tendência é valorizarmos mais o convívio entre as pessoas, o conforto, a nossa personalidade, o aconchego, o afeto, a memória, a praticidade, a funcionalidade, a expressão, o ecossistema, sem deixar de apreciar o novo quando ele vem para somar, não para impor algo que não tem nada a ver com a gente.

personalizacaoLinaTurquesa

PoderaGostarEntreaTradicaoeaModernidade PoderaGostarTransparenciaeTudo PoderaGostarColeEssaIdeia PoderaGostarCombinaçãoPerfeita copy