Bota Impermeável

Bota Impermeável: Confira os Cuidados a Mais Com Ela

A Bota impermeável oferece o conforto ideal para qualquer atividade, seja de longa ou curta duração, e uma boa resistência aos mais diversos cenários. Contudo, é preciso ter certos cuidados com este tipo de calçado, pois, mesmo que possuam materiais de qualidade, elas ainda são suscetíveis a rasgos, sujeiras, mofo e outros danos eventuais. Para garantir sua durabilidade, é preciso estar atento a certos cuidados necessários, como a  limpeza correta, armazenamento e conservação regulares.

No post de hoje, vamos dar dicas de como limpar, armazenar e conservar suas botas, além de como manter o fator impermeável de seu material, para que elas estejam sempre à disposição, prontas para a próxima caminhada!

Como limpar uma bota impermeável?

A limpeza deve ser realizada logo após o uso, seja este em caminhadas, viagens ou acampamento, para evitar que o material fique encardido ou machado. A sujeira também pode acumular com o tempo, tornando a limpeza bem mais difícil. Siga corretamente as recomendações de limpeza e de uso sugeridos pelo manual do produto adquirido.

Para realizar uma limpeza comum, utilize um pano úmido ou, dependendo da quantidade de sujeira e lama, use uma escova de cerdas macias. Com isto, evita-se desgastar o tecido com materiais mais abrasivos. Mas atenção! Deve-se ter cuidados especiais com botas com sistema Goe-Tex, uma membrana de teflon expandido que permite a transpiração da pele e que, ao mesmo tempo, garante sua impermeabilidade externa. Nesses casos, use somente os produtos recomendados pelo fabricante.

O processo de limpeza das botas envolve ainda a retirada da palmilha e do cadarço, que devem ser lavados em agua com sabão neutro. Nunca coloque de molho a bota em si ou tente lavá-la em máquinas de lavar.

A secagem adequada do material é também de extrema importância, pois evita odores indesejáveis ou aparecimento de mofo durante o período de armazenamento. Para tanto, deve-se expor a bota, a palmilha e o cadarço a um local arejado por um tempo suficiente para garantir sua secagem completa. Deve-se, portanto, evitar o contato da bota com calor excessivo.

Como armazená-la corretamente?

Para armazenar adequadamente sua bota impermeável, coloque-a em um ambiente longe de poeira e umidade, porém arejado e longe de calor excessivo, como porta-malas, sacolas plásticas ou caixas de sapatos. Evite também colocar equipamentos, mochilas ou outros objetos pesados sobre as botas. Eles podem amassá-la demais ou mudar sua forma com o tempo.

Técnicas de conservação

Após um período prolongado de uso, é recomendado realizar algumas técnicas de conservação, como a reaplicação da solução impermeabilizante. Já nas botas de couro, também recomenda-se aplicar um condicionador regularmente, evitando assim descamações e rachaduras permanentes. Mais uma vez, utilize somente produtos recomendados pelo próprio fabricante de suas botas.

O gel impermeabilizante deve ser passado com o uso de um pano limpo e seco, ao longo de todo o tecido. Em seguida, deixe-o secar completamente em temperatura ambiente e em local arejado. Por fim, retire qualquer excesso de gel do material.

E então, gostou dessas super dicas de como limpar, armazenar e conservar sua bota impermeável? Aproveite e deixe um comentário em nosso post contando-nos sobre suas experiências!

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Próximo artigo5 Dicas Preciosas Para Viajar Com Pet de Avião !