Olá pessoal! Hoje vou tirar uma dúvida que pode ser a de muitos. Diversos móveis, inclusive os da nossa loja, têm alguns selinhos que descrevem o tipo de chapa de madeira usado na fabricação deles. Muitas vezes, as pessoas não fazem ideia do que isso significa.

Então, resolvi explicar para vocês em poucas palavras o que significa cada um dos selos, as vantagens de cada material, e claro, exemplificar cada um deles com móveis lindos! Vamos lá?

O QUE É MDF?

 

O MDF (Medium Density Fiberboard) consiste na mistura de fibras de madeira prensadas, somadas de resina para dar liga. É muito utilizado para móveis, forros e divisórias por ser um material estável, resistente, leve, e de fácil manuseio e transporte. Esse material à base de madeira é bastante versátil: Pode ser pintado, perfurado, encaixado, emoldurado, colado, entre outros. Além disso, ele também já sai de fábrica imune a insetos e é muito utilizado para uso interno, como em berços, penteadeiras, e nichos.

No entanto, é importante notar que o MDF também é bastante sensível à umidade. Por isso, é recomendável a aplicação de produtos que envernizem os móveis de MDF para manter sua durabilidade. Outro cuidado a ser tomado é manter móveis desse material fora do alcance de luz solar direta e evitar arrastar objetos pontiagudos em cima do MDF ou colocar muito peso em cima de móveis feitos desse material, pois podem danificar sua superfície.

 

MDF + MDP

Agora que você já sabe o que é MDF, vamos ao MDP (Medium Density Pannel). Este material é produzido através de partículas da madeira e, diferente do MDF, é mais resistente e suporta um acúmulo de peso maior.

A principal diferença na composição do material é que, no MDP, são utilizadas partículas de madeira em camadas. Assim, no meio, o miolo é mais grosso e na superfície, mais fino.

 

Estes materiais são usados juntos em móveis como guarda-roupas, cômodas e escrivaninhas, onde o MDP é utilizado nas áreas que precisam de maior resistência, como as laterais, enquanto o MDF é utilizado em partes mais leves de constante manuseio como as portas e fundos. Ou seja, formam um conjunto híbrido à base de madeira.

 

Madeira Maciça

Móveis de Madeira Maciça são aqueles que, como o nome diz, são feitos da madeira pura, sem adição de fibras sintéticas ou aglomerados. Eles em sua natureza são mais resistentes e costumam ser bem mais pesados. Móveis de madeira maciça são mais resistentes a danos como riscos e arranhões, e também podem ser recuperados facilmente.

Também podem durar uma vida sem sofrer deformações por umidade ou luz solar, quando tomados os cuidados corretos – um móvel de madeira maciça bem conservado pode durar mais de 100 anos, sendo passado por gerações. Além disso, são os favoritos para compor ambientes de estilo colonial e rústico, pois os veios da madeira ficam bastante evidentes, característica marcante nesses estilos.

Por causa da resistência, a madeira maciça é muito utilizada em móveis que servem como apoio para objetos grandes, como balcões e racks, e até mesmo em móveis para áreas externas, como as mesas para Jardins.

 

Existem diversos tipos de madeira maciça, que podem vir tanto de árvores mais utilizadas aqui no Brasil, como é o caso do eucalipto, quanto de árvores consideradas mais nobres – por exemplo, o Mogno. Também é interessante notar que, quando falamos de madeira maciça, o tipo de árvore poderá influenciar diretamente na tonalidade do material – geralmente, são cores mais marcantes.

Marceneiros mais tradicionais preferem trabalhar com madeira maciça até mesmo para móveis menores pela maior facilidade na hora de encaixar e colar algumas chapas, fazendo com que fiquem bem alinhadas. No entanto, é importante frisar que, mesmo com todas as vantagens da madeira maciça, é preciso verificar qual material se encaixa melhor conforme a necessidade do móvel e do cômodo.

Sistema Flex

Os produtos com Sistema Flex são aqueles que possuem variadas opções de cores e diferentes materiais. Esse conceito oferece ao móvel uma maior diversidade na hora de escolher como usar, pois possibilita diferentes opções de cores e materiais em uma mesma peça. Isso ajuda bastante na hora da decoração, pois fica mais fácil harmonizar o ambiente como um todo.

O Sistema Flex está presente em guarda roupas, camas, escrivaninhas, cômodas e criados-mudos e para saber se o móvel que você amou possui essa possibilidade, é só dar uma olhadinha na própria descrição do móvel, e assim, conferir quais são as outras opções de cores. Legal né?

Agora que você conhece as diferença entre os materiais fica mais fácil escolher os móveis certos para decorar a sua casa com mais tranqüilidade e saber qual móvel atende melhor sua necessidade e expectativas!

Espero ter ajudado e se tiverem alguma dúvida já sabem, é só deixar aqui nos comentários que eu respondo ;)

Até a próxima dica, pessoal!